Wednesday, April 30, 2008

Wei Ji

- Wei Ji -
"Quando escrita em chinês, a palavra Crise
é composta por dois caracteres.

Um representa Perigo;

o outro representa Oportunidade."

- John Fitzgerald Kennedy -

Encarecimento dos Alimentos no Mundo


O mundo vai ter de se habituar com a “agflação” (agflation), termo cunhado para designar a pressão cada vez maior gerada pelos alimentos e commodities agrícolas nos índices de inflação de vários países. Segundo um estudo da ONU, entre 2002 e 2006, os preços de alimentos e commodities agrícolas sofreram em média uma elevação de quase 50%.


A tendência, segundo a ONU, é de que a alta continuará “por alguns anos”. Os efeitos estão sendo sentidos em praticamente todas as regiões do mundo, provocando protestos violentos. “Os efeitos podem ser dramáticos para os países em desenvolvimento que precisam importar alimentos”, destacou a ONU, em uma avaliação sobre as commodities agrícolas publicada ontem.


O impacto da alta de alimentos na Europa está sendo tão severo que alguns governos estudam medidas para restringir exportações. A Alemanha convocou uma reunião para a próxima semana para debate da medida entre seus ministros.Os dados da ONU apontam para um incremento que assusta empresas que dependem dessas commodities para sua produção. Na Europa, produtores de frango apontam para o risco de elevação do preço do produto nos supermercados nas próximas semanas. Já empresas multinacionais, como a Nestlé e Kellogg’s, não escondem que tiveram de repassar os preços aos consumidores. Pelos cálculos das Nações Unidas, o açúcar teve alta de 114% entre 2002 e 2006; o arroz subiu 58%; o café, 100,5%; a soja, 26%; as carnes, 20%; a banana, 29%; e o trigo, 32%.


O problema, para os especialistas, é que o aumento não estava calculado nos custos de empresas e economias e os efeitos estão sendo sentidos em todos os mercados mundiais. Investidores, no entanto, olham para o setor agrícola como uma oportunidade de lucros. O Deutsche Bank, por exemplo, criou um fundo de US$ 1,6 bilhão para investir no setor. Segundo o estudo da ONU, no período de apenas um ano (2006) foi verificado aumento de 28% nos investimentos no setor. A especulação, de acordo com a análise, também aumentou.“O boom nas commodities agrícolas vai continuar a beneficiar os produtores”, aponta as Nações Unidas. Pelo menos dois fatores estão sendo apontados como a causa da alta. De acordo com o levantamento da ONU, um dos motivos é o incremento da demanda diante da maior renda de chineses e indianos. Outro factor que a ONU destaca é o uso de uma extensão cada vez maior de terras para a produção de commodities destinadas ao etanol. O caso mais crítico é dos EUA, que já prevêem para 2015 a utilização de mais de um terço de sua produção de milho para o combustível.

Fonte: Jamil Chade/OEstado de São Paulo

Tuesday, April 29, 2008

Madrid, linda como sempre!

Após uns dias em Madrid, estou cá de volta. Trata-se, sem dúvida, de uma das mais belas capitais europeias. Cheia de vida, dinâmica, efervescente. Já lá estivemos várias vezes e a cada uma delas descobrimos sempre algo novo, precioso, surpreendente... Um povo hospitaleiro, educado, simpático! Quero voltar mais mil vezes. E viva Espanha!

Centro Cultural CaixaForum


Como se já não tivesse equipamentos culturais suficientes de enorme valor e interesse, Madrid inaugurou recentemente mais um ponto obrigatório de visita e nós, naturalmente não iríamos deixar de conhecê-lo. Construído bem no centro da capital espanhola, o novo Centro Cultural CaixaForum foi desenhado pela prestigiada dupla de arquitectos suíça Herzog & De Meuron e, como é imagem de marca dos seus criadores, apresenta um design revolucionário, com seus magníficos jardins verticais. Mais um forte pretexto para visitar a capital de Espanha.

Exposição "Modigliani e o seu Tempo"

Desde 5 de fevereiro até 18 de maio está aberta ao público a exposição Modigliani e o seu Tempo no Museu Thyssen Bornemisza de Madri.

Como a exposição está muito concorrida, recomenda-se a reserva antecipada dos bilhetes. Recomendo vivamente uma visita! A não perder mesmo!

Friday, April 25, 2008

Thursday, April 24, 2008

Tirinha do Calvin & Hobbes

Carlos Drummond de Andrade

Chris Jordan: "Running the Numbers"




- Skull-

-Skull, em pormenor: são 200 mil maços de cigarros que representam o nº de americanos que morrem com doenças relacionadas com tabaco a cada seis meses-
De longe é arte, de perto é lixo. É assim que se olha para a exposição Running the Numbers, do fotógrafo norte-americano Chris Jordan, exposta aqui em Lisboa no Pavilhão do Conhecimento até 30 de Abril. Copos de papel, sacos de plástico, maços de cigarros, telemóveis (ou celulares), latas e garrafas são os materiais usados, não só para fazer arte como para alertar consciências.



O fotógrafo apresenta em Portugal dez fotografias que olham para a cultura contemporânea americana, através das austeras lentes da estatística. Cada imagem representa uma quantidade específica de uma determinada matéria, como por exemplo 15 milhões de folhas de papel de escritório, número equivalente a quantidade de papel utilizado nos EUA a cada cinco minutos; 106 mil latas de alumínio, que correspondem ao número de latas utilizadas a cada 30 segundos naquele país. São imagens desconfortáveis que o artista acredita terem mais impacto do que os números crus.



Chris Jordan acredita, porém, numa consciência ambiental mundial. “Há um movimento verde, inspirador e misterioso a acontecer. As pessoas estão a acordar para esta problemática e, curiosamente, fazem-no sem líder. É uma força individual”, defende o fotógrafo, cuja mensagem O QUE VOCÊ FAZ, CONTA! circula pelo mundo com o apoio do National Geographic Channel.

Fontes: Destak e Meia Hora

Wednesday, April 23, 2008

22 de Abril: Dia Mundial da Terra


Ontem, 22 de Abril foi celebrado o Dia Mundial da Terra. O pai do Dia da Terra foi o senador norte-americano Gaylord Nelson que o criou em 1970. Todavia foram precisos 20 anos e muitos maus-tratos ao planeta, para a celebração ganhar finalmente contornos mundiais.

Felizmente tem havido uma crescente preocupação ambiental, reflexo da introdução de novas palavras e conceitos no quotidisno, como "sustentabilidade", "ecopontos" ou "reciclagem". Esta preocupação está a dar lugar a uma consciência ambiental colectiva, que se traduz num esforço cada vez maior em preservar os recursos existentes no dia de hoje, para que as gerações futuras também os possam usufruir.

Com pequenas atitudes, podemos contribuir significativamente para a preservação do nosso lindo planeta azul:


- REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA

- REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA

- PROMOVER A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

- AUMENTAR A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Tirinha da Mafalda

-clique na imagem para ampliar-

Pra ter em conta


Monday, April 21, 2008

Acender um Milhão de Velas


Está em curso uma petição online para acabar com os sites de pornografia infantil. A única coisa que vos pedem é para acender uma vela virtual. O objectivo é acender um milhão de velas em 4 meses. O link está mais abaixo.


Eu já acendi a minha... As crianças agradecem. E o resto do mundo também.


Estudantes




It´s Monday again


Ah, não, mais uma segunda-feira!!

Saturday, April 19, 2008

19 de Abril: Dia do Índio



Durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os índios, tema central do Congresso, para o evento.


Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos índios que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer.


Essa data, por sua importância na história do indigenismo das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. A partir de então, o dia 19 de abril passou a ser consagrado ao Índio, em todo o continente americano.


Fonte: Funai


Para saber mais, clique nos links abaixo:


Friday, April 18, 2008

Calma e Paciência

Use calma.

A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca será uma vida boa.

Não delibere apressadamente.

As circunstâncias, filhas dos Desígnios Superiores, modificam-nos a experiência, de minuto a minuto.

Evite lágrimas inoportunas.

O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los.

Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero.

O reerguimento é a melhor medida para aquele que cai.

Tenha paciência.

Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o entendimento de quem não o compreende ainda.

Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia ou mais uma semana, a fim de solucioná-la.

O tempo não passa em vão.

A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto.

Seja comedido nas resoluções e atitudes.

Nos instantes graves, nossa realidade espiritual é mais visível.

Em qualquer apreciação, alusiva a segundas e terceiras pessoas, tenha cuidado.

Em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se referirem a você.

Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições.

Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala, e, sim, um poder que irradia.


André Luiz

O Papa nos EUA



Manipulação de Inflação e Juros





Thursday, April 17, 2008

Terra: Planeta Maltratado




Entre o lançamento do Sputnik em 1957 e 2008 já foram lançados ao espaço milhares de objectos. A Agência Espacial Europeia detectou cerca de 12.000 objectos em órbita, entre satélites comerciais, científicos e militares, a maioria entre os 800 e 1500 km de altitude.

O homem não se contenta em dar cabo do planeta... tem que poluir sua órbita também!!!

Restaurante Minas Bahia





Estivemos ontem no coquetel de inauguração do RESTAURANTE MINAS BAHIA, de nossos amigos Marcelo e Vaneide, por sinal bastante concorrido.


Trata-se de um espaço muito acolhedor, ambiente bastante agradável e decorado com bom gosto. Junta em um mesmo espaço a culinária mineira e baiana, com a qualidade da Chef Maria Celeste. Vale a pena conhecer esse cantinho do Brasil em Portugal!

Wednesday, April 16, 2008

Gigantesca Reserva de Petróleo no Brasil



Uma nova descoberta na Bacia de Santos, localizada na plataforma continental brasileira, pode conter reservas de petróleo na ordem de 33000 milhões de barris, anunciou o director geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.



Se as informações preliminares das empresas concessionárias que estão a operar na área denominada "Pão-de-Açúcar" forem confirmadas, este será o terceiro maior campo de petróleo do mundo.


"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos trinta anos", disse Haroldo Lima, durante o IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil.


A área está localizada no bloco BM-S-9, operado pela Petrobrás (45 por cento), em parceria com o britânico BG Group (30 por cento) e a espanhola Repsol (25 por cento).


Fonte: Global, edição de 15.04.08

Violência aumenta em Portugal

-clique na imagem para ampliar-

Mais Neruda

-clique na imagem para ampliar-

Tuesday, April 15, 2008

Colecção Antonio Piné na ANF

A R T E A R T E A R T E









A Associação Nacional das Farmácias (ANF) inaugurou dia 11 de Abril, às 18h00, a Exposição de Arte Moderna e Contemporânea – Colecção António Piné, doada pelo proprietário à ANF, e que estará patente ao público na sede da associação até 6 de Junho.

A selecção, organizada pelo Museu da Farmácia, inclui obras de artistas como Picasso, Dali, Miró, Arpad Szènes, Paula Rêgo, Graça Morais, Vieira da Silva, Júlio Resende, Júlio Pomar, Nadir Afonso, entre muitos outros autores contemporâneos de pintura e escultura.

Os 44 trabalhos em exposição integram uma colecção de 140 obras de arte, que foi confiada à ANF por António Piné, por considerar que se trata da instituição que melhor poderá preservar este acervo, cujo valor patrimonial está avaliado em cerca de 3 milhões de euros.

António Piné, associado da ANF e antigo proprietário de farmácia, na Guarda, é também conhecido por ser um amante de arte, tendo reunido, ao longo da vida, uma colecção de particular relevo, que agora poderá ser admirada, em permanência, na sede da ANF, em Lisboa. A entrada é gratuita.


Sede da ANF: Rua Marechal Saldanha, 1 – Lisboa

Monday, April 14, 2008

Uma rosa

Don't forget Darfur



Se

-clique na imagem para ampliar-

Se és capaz de manter tua calma,

quando,todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.


De crer em ti quando estão todos duvidando,

e para esses no entanto achar uma desculpa.


Se és capaz de esperar sem te desesperares,

ou, enganado, não mentir ao mentiroso,


Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,

e não parecer bom demais, nem pretensioso.


Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,

de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.


Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,

tratar da mesma forma a esses dois impostores.


Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,

em armadilhas as verdades que disseste


E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,

e refazê-las com o bem pouco que te reste.


Se és capaz de arriscar numa única parada,

tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.


E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,

resignado, tornar ao ponto de partida.


De forçar coração, nervos, músculos, tudo,

a dar seja o que for que neles ainda existe.


E a persistir assim quando, exausto, contudo,

resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!


Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,

e, entre Reis, não perder a naturalidade.


E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,

se a todos podes ser de alguma utilidade.


Se és capaz de dar, segundo por segundo,

ao minuto fatal todo valor e brilho.


Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,

e - o que ainda é muito mais -

és um Homem, meu filho!

- Rudyard Kipling -

Sunday, April 13, 2008

Campanha da APLL

A quimioterapia transforma os hábitos diários em torturas quotidianas.

Mas é absolutamente necessária no tratamento das doenças oncológicas do sangue.

Para os doentes em tratamento de quimio, rádio e imunoterapia lavar os dentes pode transformar-se num suplício. Os filamentos das escovas, por mais suaves, transformam-se em arame e fazem sangrar as suas gengivas. Tal como os perfumes agridem o seu olfacto hipersensível e os alimentos demasiadamente quentes e demasiadamente frios “arranham” as aftas da sua boca e língua. Aqueles para quem os hábitos diários se transformam em tortura, são os que mais esperança depositam na vida.

Colabore com a APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas no voluntariado, na angariação de sócios e na doação de medula óssea. Eles e nós precisamos de si.”

Saturday, April 12, 2008