Sunday, September 9, 2007

Museu da Electricidade


(Clique na foto acima para ampliá-la)

A propósito, fiquei bastante surpreendida, pela positiva, com o Museu da Electricidade. Admito que nunca tinha tido interesse em visitá-lo, apesar de ser um marco arquitectónico na cidade, com sua fachada belíssima. À noite, então, fica excepcionalmente lindo, com aquela iluminação especial, de grande efeito. Para minha surpresa, revelou-se uma verdadeira jóia.
O núcleo principal da exposição permanente é a própria Central Tejo, ou seja, todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção e que, felizmente, se encontram ainda hoje com uma integridade assinalável. A exposição procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento desta antiga central termoeléctrica de Lisboa, desde a identificação dos seus diversos componentes até à explicação do seu funcionamento.
Dispõe de um espaço multimédia enorme, com muitos e variados jogos interactivos, de muito interesse para crianças e mesmo adultos, pela sua vertente educativa. Integra também um espaço fantástico, dedicado às diversas fontes de energia, com particular relevo para as energias renováveis. Muitíssimo interessante, visto que a questão da geração de energia é essencial para nosso bem estar, está na pauta do dia pela sua extrema importância e temos todos que reflectir sobre esse tema, não é verdade?

No comments: