Saturday, June 20, 2009

Dia Mundial dos Refugiados


Comemora-se hoje, dia 20 de Junho, o Dia Mundial do Refugiado, criado em 2001 por meio de uma resolução da Assembléia Geral da ONU.

O refugiado é uma pessoa que foge de condições opressivas ou perigosas existentes no seu país de origem e procura asilo num país estrangeiro. Não pode ou não quer regressar por motivos fundados de perseguição por causa da etnia, raça, da religião, da nacionalidade, da pertença a determinado grupo social ou das opiniões políticas. E também não pode se valer da protecção do governo do seu país de origem.

A expressão “refugiado” também pode aplicar-se à qualificação de pessoas deslocadas no interior de um país por causa da fome ou de outras catástrofes naturais. Perante essa situação, a necessidade essencial de um refugiado é a obtenção do direito de asilo.

O expatriado é, em princípio e por princípio, um desenraizado que, longe do seu meio incluindo o familiar, tem à partida enormes limitações para se poder afirmar e se integrar.

A Convenção da ONU para Refugiados foi assinada há quase 50 anos, e a organização criou o dia para lembrar os milhões de pessoas no mundo inteiro que tiveram que cruzar a fronteira para escapar de perseguições, guerras ou desastres. Não se pode ignorar o facto de que cerca de 2/3 da população mundial vive na pobreza, e que a miséria extrema é um substrato para actos de intolerância, totalitarismo e guerra.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), mais de 12 milhões de pessoas já fugiram de seus países.

Mais informações:



1 comment:

Bactocyn said...

Hey friend... :-)
thanks 4 join my group. Enjoy it and have a nice day!

http://buson-business.blogspot.com

http://beyourslf.blogspot.com