Thursday, July 24, 2008

A arte do Origami

-clique nas imagens para ampliar-

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa aquele que fizer mil origamis (tsuru = grou japonês) teria um pedido realizado.

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses.

Fonte: Wikipedia

5 comments:

Anonymous said...

hallo anna, its very nice blog here, but i can not get your posting tips means in portugal ?

Anonymous said...

thanks anna, i means your tips it should be in english so other blogger able to understand the meaning, x link plz mind ?

Ana Cristina said...

At the top, right side, there is a translator in many languages, in my blog!
Thanks

Keiichi said...

Hi, these origami pictures are very nice! I can not read your language, but I can see your picture!.
see you!

Sonia Regly said...

ANA cRISTINA,
oBRIGADA POR SUA VISITINHA, GOSTEI IMENSAMENTE. vOLTE OUTRAS VEZES, OK????ESSE POST SOBRE ORIGAMI, ESTÁ MARAVILHOSO, PARABÉNS!!!!!