Friday, January 4, 2008

Na mó de cima


Presidentes das empresas ganham 30 vezes mais que os trabalhadores

"Os presidentes das empresas portuguesas ganham em média 21,7 mil euros por mês, um valor 30 vezes superior ao salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, noticiava ontem a "Agência Financeira" citando a Lusa.

O ranking das funções mais bem pagas em Portugal, da Mercer Consulting, revela que os presidentes delegados recebem em média, por ano, 304 mil euros, o que, dividido por 14 meses representa 21,7 mil euros por mês. Seguem-se os administradores delegados, que ganham 167,8 mil euros por ano (12 mil euros por mês) e os directores gerais, com 127,4 mil euros por ano (nove mil euros por mês). O ranking da Mercer foi feito com base em dados recolhidos nas empresas em Junho de 2007.

Segundo dados do INE, referentes ao terceiro trimestre de 2007, os trabalhadores por conta de outrem ganham em média 720 euros por mês. O estudo da Mercer surge dias depois da mensagem de Ano Novo do Presidente da República, em que este inquiria sobre a justificação para os elevados vencimentos dos altos dirigentes empresariais."

Fonte: Metro com A.F.

No comments: