Tuesday, August 5, 2008

Computador Magalhães

Conforme anunciado pelo Primeiro-Ministro português em 30 de Julho, meio milhão de alunos do primeiro ciclo do ensino básico português vai receber computadores portáteis com acesso à internet, no âmbito do novo programa e.escolhinha, no quadro do Plano Tecnológico, o qual visa que todas as crianças tenham acesso ao mesmo.

O computador, chamado Magalhães, será o primeiro computador portátil com acesso à Internet montado em Portugal. Trata-se de um computador de última geração tecnológica, com o último micro-processador da Intel, pensado para as crianças, para resistir melhor ao choque e aos líquidos.

O Magalhães é um computador portátil que permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas, é resistente ao choque e à água e trabalha com qualquer sistema operativo. O computador Magalhães será gratuito para os alunos que estejam inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar. Para os alunos não abrangidos pela acção social escolar, custará 50 euros. Os primeiros Magalhães deverão ser entregues nas escolas já em Setembro deste ano.

O computador Magalhães será fabricado em Matosinhos pelo consórcio JP Sá Couto-Prológica, em parceria com a multinacional Intel, e poderá ser exportado para a África, a América Latina e a Europa.

O novo computador é baseado na segunda versão Classmate da Intel, um portátil desenvolvido especificamente para o mercado da educação pela multinacional norte-americana. Na primeira fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional, mas até ao final do ano o Magalhães deverá incorporar apenas tecnologia nacional, com excepção do microprocessador, que será da Intel.

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão as escolas a tomar a iniciativa de identificar os alunos interessados em aderir ao programa e.escolinhas. Posteriormente, os computadores serão entregues nos estabelecimentos de ensino, que os farão chegar a cada aluno previamente identificado.

2 comments:

Marukatsu said...

Um, this computer is cute.

Marukatsu said...

Thank you for your advises on my blog! I followed your advices. But, truly speaking, it is difficult for me to understand these functions. But, it's OK! I will try!