Saturday, August 16, 2008

Museu do Vasa



Entre as inúmeras atrações de Estocolmo, encontra-se o Museu do Vasa (Vasa Museet). O Vasa foi um navio de guerra sueco, do início do século XVII, afundado quando deixava o porto em sua primeira viagem, o que causou uma comoção nacional à época.

Construído por determinação do soberano, com o desafio de se constituir no mais potente vaso de guerra de seu tempo, os seus três mastros principais elevavam-se a mais de 50 metros de altura, suportando uma dezena de velas. Estava equipado com 64 peças de artilharia de diversos calibres, magnificamente decorado com esculturas entalhadas em madeira. A sua equipagem era de 150 homens. No dia 10 de agosto de 1628, poucos minutos após ter soltado ferros para a sua viagem inaugural, completamente carregado, começou a fazer água, naufragando ainda no porto, um acidente que envergonhou o país.

Trezentos e trinta e três anos mais tarde, na década de 1950, o navio foi encontrado imerso no lodo do fundo do porto, que teve a virtude de conservar relativamente intacta a estrutura da embarcação. Iniciou-se assim um dos mais importantes trabalhos de resgate e restauração do nosso tempo, apresentado ao público em um museu histórico temático, onde os visitantes podem observar os diversos aspectos construtivos e de resgate, limpeza, preservação e restauração da embarcação, assim como aspectos da vida cotidiana da Suécia no início do século XVII.

Actualmente é o museu mais visitado dos países escandinavos, com uma média de 800.000 pessoas por ano.

No comments: