Tuesday, December 11, 2007

Jabuticabas



Adoro jabuticabas…. Há cerca de 13 anos que não como uma. Estive no Brasil bem na época em que elas deviam estar maduras, bem docinhas, mas infelizmente não as encontrei em lugar nenhum, devido à falta de chuva no tempo apropriado. Bem que as procurei por todos os lados, fiz plantão em feiras e nos mercados... Foi uma enorme frustração. Estava tal qual uma criança, cheia de vontade daquilo. Quem sabe da próxima vez terei melhor sorte…

A jabuticabeira (no dicionário oficial) ou jaboticabeira, é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das sub-matas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil. Ocorre desde o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca, com uma única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples. A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais.

Fonte: Wikipedia

No comments: