Thursday, May 15, 2008

Crianças-Soldado no Mundo


CHILDREN SOLDIERS


click here for an English version


O fenómeno das crianças soldado é, infelizmente, comum em todo o mundo. Em termos globais, calcula-se que haverá 300.000 crianças envolvidas nas guerras que se travam actualmente em 30 países espalhados pelo mundo. Um número tão grande que só pode causar perplexidade.


Meninos e meninas recrutados à força ou supostamente voluntários, utilizados por grupos armados (rebeldes ou pró governamentais) e até mesmo pelas forças armadas regulares, como soldados e guerrilheiros a combater com armas nas mãos, a realizar pesadas tarefas e missões perigosas, espionagens, quando não são reduzidos à condição de escravos sexuais.


Alternadamente vítimas e carrascos, eles vivem imersos num clima de violência que é a própria negação de sua infância. A vida dessas crianças, na maioria das vezes, é destruída para sempre. Uma vez terminados os conflitos, sua reinserção é particularmente difícil, tanto por causa dos traumas vividos, quanto pelo ostracismo a que são relegados.


Observadores dizem que uma década de recrutamento continuado deixou um número ainda maior de crianças brutalizadas pelo envolvimento na guerra. Na última década, as guerras ceifaram a vida de mais de 6 milhões de crianças e provocaram mutilações e deficiências para o resto da vida de muitas mais.
(Fontes: Diversos)


Mundo de merda!

No comments: