Thursday, May 29, 2008

Uma Visão de Portugal



" SURPREENDENTE"

"A publicação do Relatório do EUROSTAT confirmou o que todos sabíamos. O aumento da pobreza e as assimetrias de rendimentos entre ricos e pobres excluem-nos de todas as médias europeias e aproximam-nos dos perigosos quadros sociais sul-americanos.

Dir-se-á que a situação não é de hoje. Verdade insofismável. Desde finais da década de oitenta que se ouvem algumas vozes esclarecidas pressagiar a emergência de uma grave crise social. Já então o professor Bruto da Costa, entre outros, denunciava o surgimento de novos e graves fenómenos de pobreza e avisava para o depauperamento progressivo das classes médias.

Os anos noventa e os efeitos da injecção dos fundos comunitários na economia portuguesa criaram uma aparência de bem-estar e de prosperidade, geraram expectativas de consumo e de acesso ao consumo, generalizaram comportamentos hedonistas, facilitaram o estabelecimento de novos paradigmas fundados na possidência sem limites nem moral. A vida consumia-se no presente, assegurado que se pensava estar o futuro. Passamos a ser ricos novos e sobranceiros, refastelados em dinheiro, investimento e riqueza que, em boa verdade, não eram nossos nem provinham do nosso ganho.

Entretanto, as vacas gordas emagreceram. Muitos ricos novos deram lugar a novos pobres. Chamados a pagar os vícios adquiridos, deparámo-nos com os bolsos vazios.Destruída e em cacos a miragem da prosperidade, entre-olhamo-nos endividados e com o baú das memórias repleto de inutilidades.

O surpreendente, pois, não são os números agora publicados. O surpreendente é que estes números ainda surpreendam alguém."


por José Luis Seixas
Jornal Destak de 28.05.2008


No comments: